top of page
EDITAL DE CHAMADA DE CONTRIBUIÇÕES

Relações de Poder à Vista: Violências de Gênero e Raça nos Espaços Públicos
A Revista Mandaçaia nasce como um voo coletivo da Rede Própolis, criada no Festival Mulheres em Lutas (MEL) – um movimento político e social que reúne identidades femininas com trajetórias diversas, unidas pelo desejo de transformar o Brasil com coragem e ações coletivas. Assim como a abelha que dá nome a revista, a Mandaçaia busca espalhar saberes, conectar ideias e polinizar a construção de conhecimentos plurais, feministas e comprometidos com a justiça social.
Partindo desta primeira edição, a revista será publicada anualmente, sempre no mês de março, como um espaço de partilha, refl exões e denúncias, dedicado, neste dossiê, às violências de gênero e raça que ocorrem em diversos espaços públicos. Nosso objetivo é abrir caminhos para o debate crítico, o enfrentamento coletivo às desigualdades e para buscar reparação das violências que marcam as experiências de mulheres e identidades femininas, sobretudo quando aliadas às discriminações de cor/raça, etnias, capacidades, LGBTfobias, dentre outras intersecções que podem ser letais.
Convidamos as mulheres engajadas na Rede Própolis a enviarem as suas contribuições e aquelas que ainda não fazem parte do nosso coletivo a juntarem-se e a participarem desta construção contínua. Queremos ouvir as múltiplas vozes e formas de expressão, porque a luta é coletiva e plural, assim como os nossos conhecimentos.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO
-
As submissões para esta primeira edição devem dialogar com o tema das violências de gênero e raça nos espaços públicos.
-
Convidamos à submissão de textos científi cos e políticos, catálogos de imagens/fotografi as, produções artísticas, relatos de experiências e de protocolos de ação, que expressem resistências, denúncias, refl exões ou propostas de transformação.
ETAPAS DE SUBMISSÃO
1. Envio de Resumos (Até 15/01/2026)
● Prazo: Envie o resumo de sua proposta até o dia 15 de janeiro de 2026.
● Como enviar: O material deve ser encaminhado para o e-mail revistamandacaia@esefossevoce.org com o assunto: "Submissão Mandaçaia [Nome da Seção]".
● Formato do Resumo:
○ Tamanho máximo de até 1400 caracteres.
○ Deve conter: Título, indicação da seção pretendida, descrição do conteúdo (resumo) e autoria com minibiografi a de até três linhas.
2. Seleção e Resposta (Até 22/01/2026)
● A equipe editorial analisará as propostas recebidas.
● As autoras dos resumos selecionados receberão o retorno e o aceite via e-mail até o dia 22 de janeiro de 2026.
3. Envio do Trabalho Completo (Até 01/02/2026)
● Após o recebimento do aceite na etapa anterior, o material completo fi nalizado (texto, imagens, ensaio, etc.) deve ser enviado até o dia 01 de fevereiro de 2026.
● Como enviar: Encaminhar para o mesmo e-mail (revistamandacaia@esefossevoce.org) com o assunto: "Submissão completa - [Seção]".
SEÇÕES DA REVISTA
1. Ensaios e Artigos
Espaço para refl exões, análises críticas e divulgação de materiais científi cos produzidos sobre violências de gênero e raça, suas intersecções e formas de resistências.
Exemplos:
● Artigos ou ensaios sobre violências de gênero e raça.
● Análises de políticas públicas, legislações, atuações e trajetórias políticas, além das diferentes mobilizações sociais de resistência e enfrentamento às violências de gênero e raça.
● Divulgações de pesquisas em andamento ou já realizadas sobre as temáticas das violências de gênero e raça nos espaços públicos.
2. Depoimentos e Narrativas
Lugar de fala e escuta, escrita e leitura atentas às experiências vividas. Aqui, cada história é um ato político. Serão recebidas narrativas de experiências, depoimentos de resistência, histórias de vida sobre violências de gênero e raça nos espaços públicos.
Exemplos:
● Vivência de assédio em local de trabalho ou na rua/transporte.
● Organização de resistência coletiva.
● Relato da superação de obstáculos cotidianos.
-
3. Cultura
Nossa luta também é arte e nossa arte também é nossa luta. Aqui receberemos tudo aquilo que em texto, imagem ou som nos coloque em refl exão e atenção sobre as violências de gênero e raça nos espaços públicos e as diferentes formas de resistência através da cultura.
Exemplos:
● Resenhas e dicas de livros, fi lmes e séries
● Ensaios fotográfi cos
● Exposição de poesias e artes visuais
4. Protocolos e ações políticas
Aqui serão compartilhadas as ferramentas de luta. Um espaço para as práticas concretas de transformação políticas realizadas através dos diferentes tipos de protocolos e ações de enfrentamento, resistência e reparação às violências de gênero e raça nos espaços públicos.
Exemplos:
● Protocolos institucionais e não-institucionais, propostas e políticas públicas, projetos de leis e campanhas de enfrentamento e reparação às violências de gênero e raça.
● Ações comunitárias e de coletivos locais, nacionais e regionais.
● Estratégias de denúncias, cartilhas e orientações de enfrentamento e fortalecimento frente às violências de gênero e raça nos espaços públicos.
Aguardamos as suas contribuições!
.png)
Aguardamos as suas contribuições!
.png)
bottom of page
.png)